terça-feira, 22 de maio de 2012

Especial Sobre o Orixá Ogum

Esse poderoso Orixá é conhecido como vencedor de todas as demandas. É o Orixá da guerra, que representa o confronto e protege seus filhos em qualquer situação perigosa. É o desbravador dos caminhos, das entradas e saídas das vilas e cidades. Foi o primeiro ferreiro, aquele que descobriu a fundição e inventou as ferramentas. Os Orixás, dentro do culto umbandista, não são incorporados. O que se vê nos templos são os seus falangeiros, Espíritos de grande luz que trabalham sob as ordens dos Orixás.

A LENDA AFRICANA

Ogum, de natureza guerreira, segundo as lendas deixou a casa de seu pai, Oxalá, ainda muito jovem, para aventurar-se no campos de batalha. Sentia-se profundamente atraído pelas guerras e, de seu envolvimento nas grandes batalhas, nasceram o amor e o casamento. Ogum casou-se com Iansã, a deusa guerreira. Como não poderia ser diferente par ambos, a guerra era uma meta. Mas dessa vez, o amor havia dominado suas vidas e esse amor foi tão intenso, tão sublime, que Ogum passou a habitar a Terra entre os homens.

Outra lenda diz que Ogum, Oxóssi e Exu eram irmãos e filhos de Iemanjá. Ogum era calmo, tranquilo, pacato e caçador; era ele quem provia a casa de alimentos, pois Exu gostava de sair pelo mundo e Oxóssi era contemplativo. Um belo dia, voltando de uma caçada vê sua casa cercada por guerreiros de outras terras e em chamas.. Ao se deparar com aquilo, foi toamdo por uma ira incontrolável e sozinho derrotou todos os agressores. Ogum iniciou seu irmão Oxóssi na caça e disse à sua mãe:"Mãe, preciso ir. Tenho de lutar, vencer e conquistar. Mas se em qualquer momento, qualquer um de vocês estiver em perigo, pense em mim, que voltarei de qualquer lugar para defendê-los".

Assim, Ogum partiu e tornou-se o maior guerreiro do mundo. Vencia a todos os exércitos sem mesmo ter um, tornando assim a verdadeira força da vitória.


OS FILHOS DE OGUM

São pessoas corajosas, curiosas e resistentes, que buscam incansavelmente o aprimoramento. Competitivos, não admitem perder e a energia nervosa que acumulam pode ser muito bem empregada se for descarregada em esportes ou outras atividades que implique o desgaste físico. O arquétipo de comportamento de um filho de Ogum está associado à impulsividade, porque é dado a brigas e à medição de forças. Apreciam as novidades tecnológicas e os novos caminhos da ciência. Os filhos de Ogum são amigos inseparáveis, sinceros e leais.

O filho ou filha de Ogum são gerlmente magros e altos. Apesar de ser um pouco tímido e discreto, quase nunca passa despercebido. O temperamente reflete seu vigor físico: está sempre em atividade, é determinado e criador. O espírito de competição é evidente e a impaciência e as frustrações ao perder criam mais incentivo para que siga em frente. Seu único defeito talvez seja, na maioria das vezes, considerar apenas o seu ponto de vista.

OFERENDAS PARA OGUM

Espada de São Jorge



A Umbanda, como uma religião da Natureza, a vê como seu santuário sagrado, e nele são depositadas as suas oferendas aos Orixás. Os elementos mais comuns oferecidos aos falangeiros de Ogum são Aipim, frutas diversas, fumo na forma de charutos ou cigarrilhas, velas vermelhas, Espada de São Jorge, flores como crista-de-galo, palmas vermelhas ou cravos, cerveja branca ou vinho misturado com chá preto. O melhor dia seria terça-feira (ligado a Marte). 

Os locais de entrega podem ser na mata ou beira da praia, dependendo como trabalha o Caboclo (com o mar ou com a mata). Ogum Beira-Mar, Sete Ondas, etc, trabalham com o mar; Ogum Rompe-Mato, Sete Espadas, etc, trabalham com a mata. Ao Senhor da Guerra e dos Caminhos pede-se abertura dos caminhos, vitórias justas e merecidas, força para enfrentar as provações, proteção contra os inimigos e quebra de demandas.




SINCRETISMO

Desde o momento em que os antigos indígenas tomaram contato com as tradições religiosas dos colonizadores portugueses, passou a ocorrer o fenômeno do sincretismo. Os africanos, aqui trazidos como escravos, não podiam realizar seus rituais. Para continuar professando sua fé, não puderam fazer outra coisa senão relacionar seus Orixás aos santos católicos dos senhores brancos. A Umbanda conseguiu juntar as práticas populares com o cristianismo e as influências negras, mantendo o sincretismo religioso.

Orixás são energias de grande vibração, divindades que cuidam dos seres que habitam o planeta, crescem e evoluem constantemente. Por serem respinsáveis pela evolução do Planeta, estão mais próximos de nós. Os santos foram pessoas como nós, que um dia viveram na Terra e estiveram sob tutela dos Orixás. Dizer que Ogum é São Jorge seria limitar sua força de Orixá, comparando a de um santo. Devemos sim, considerar que São Jorge tenha sido um "soldado" de Ogum.

FONTE: Revista Espírita de Umbanda: Uma religião brasileira. Ediroa Minuano

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