Montar um Centro de Umbanda em local independente de uma residência torn-se mais correto, pois um ambiente tranquilo, livre de qualquer manifestação contrária ao bom andamento dos trabalhos espirituais, é da maior importância. Convém, portanto, que o local seja afastado dos ruídos, para a concentração completa dos guias-entidades que deverão baixar e praticr seus atos de caridade.
Uma casa de culto deve compor-se de rtrês cômodos internos:
- O salão de sessões e reuniões espirituais;
- O local onde permanecerão as pessoas que aguardam os passes e consultas com os guias;
- O quarto onde devem ser guardados vestes e pertences dos guias, assim como todo o material ritualístico (velas, defumadores, chrutos, pembas, copos virgens, etc).
Na parte externa será instalada a Casa das Almas, local onde são venerados os espíritos que pertencem à linha das almas: crianças, preto-velhos em geral, caboclos e exus pertencentes a esta linha. Ainda na parte externa localiza-se a tronqueira, conhecida também como Cada dos Homens ou Porteira. Neste local são colocados os pertences do Guardião ou Sentinela da Casa (Exus e Pombagiras): charutos dos Exus, copos e garrafas de "marafo" (cachaça); champanhe das Pombagiras, velas vermelhas ou pretas, cigarros, fitas e comida dos Exus.
Tanto a Casa das Almas como a dos Exus devem ser iluminadas na segunda-eira, dia da sessão. A Casa das Almas é pintada de branco, a dos Exus de vermelho e preto. As duas Casas são parte fundamental dos rituais de Umbanda: a das Almas, ´pr veneração; a dos Exus, por obrigação, pois a Tronqueira é indiscutivelmente a segurança total da Casa.
FONTE: O Poder da Macumba. Coleção Espiritualismo. Professor Onassis. Editora Ediouro. São Paulo, 1984.
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